Arquiternura – Livros que não podem faltar na minha estante arquitetônica

ProjetoArquiternura

Arquiternura, é o nome de um projeto onde várias blogueiras estudantes de arquitetura, dividem suas experiências e impressões na área, as meninas me receberam com muito carinho no projeto!

Para conhecer um pouco mais do projeto, segue o link no blog da Thuany, que foi a ”mentora” do mesmo, hehe!

 

Olá,

Finalmente de férias da faculdade, apesar de ter boa parte do meu tempo preenchido pelas obrigações profissionais do estágio, nessa época, sobra um pouquinho mais de tempo para fazer o que adoro, LER… dentro disso gostaria de apresentar pra vocês no arquiternura deste mês, os meu livros prediletos da área aqueles que na minha opinião todo arquiteto deve ler pelo menos uma vez, claro que há muitos livros que estão fora da lista, mas o enfoque é sobre o meu olhar particular sobre os meus ”queridinhos”.

Vamos a eles:

1) ARQUITETURA DE FELICIDADE: Alain de Botton é um filósofo que faz reflexões sobre diversos temas cotidianos, dentre eles fez um profundo estudo sobre como a arquitetura e forma de morar pode influenciar o jeito de viver das pessoas, sendo um determinante de sua qualidade de vida e representação de seus anseios, medos e personalidade.

arquitetura-da-felicidade

 

 

2) NEUFERT – A ARTE DE PROJETAR EM ARQUITETURA: Considerado uma das mais brilhantes obras técnicas dos últimos tempos, um verdadeiro clássico na área da concepção projetual,  sua primeira edição data de 1936. Um manual prático e sistematizado de normas, dimensões, programas  e concepções de como se deve projetar e construir uma infinidade de ambientes e edifícios. Muito usado como consulta.

ArquivoExibir

 

 

3) EDITORA SENAC: Sabe aqueles livros que você lê em uma sentada? De forma leve e objetiva os livros voltados para arquitetos da editora Senac tratam temas importantes de uma forma muito dinâmica e didádica. De layout bonito e cheio de imagens para exemplificar seus textos. Em particular gostei muito do Criando Paisagens, um verdadeiro “B a Ba” do paisagismo.
arquitetura

 

 

4) ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL: Livro essencial para entender os principais movimentos arquitetônicos ocorridos no País de 1920 – 1970 bem como seus principais autores: Warchavchik, Niemeyer, Lúcio Costa, Reidy, Rino Levi, Artigas, Paulo Mendes da Rocha entre outros. Mostrando suas contribuições para formação de nosso patrimônio arquitetônico, político e histórico social.

persp_arquitetura_contemporanea_br

 

 

5) MANUAL DO ARQUITETO DESCALÇO: Guia prático dos diversos temas que relacionam arquitetura e  sustentabilidade. Mostrando diferente eco tecnologias e maneiras de construir e ensinando como aplicá-las.

livro-manual-do-arquiteto-descalco-emporio-do-livro_MLB-F-3059486208_082012

Estes são alguns dos meus queridinhos muito lidos e consultados durante o curso, e vocês? Quais os livros que não estão nessa listagem que me indicaria?

Grande beijo

Giovanna

Veja também as experiência com arquitetura nos blogs das meninas: AlanaAliceCarolina e Pâmela.

Um comentário sobre “Arquiternura – Livros que não podem faltar na minha estante arquitetônica

  1. Desses todos, eu só tenho o Neufert! Mas quero muito comprar todos esses outros que você listou! Tenho um Atlas da Arquitetura Ecológica que é beeeem legal, cheio de projetos e imagens. Tenho um do Frank Lloyd Wright, mostrando os projetos dele. Agora me falha a memória os nomes dos outros (poucos ainda) livros de Arquitetura que tenho mas não vejo a hora de comprar mais!!

    Curtir

Deixe um comentário

